NOTÍCIAS


Fortaleza já tem frota compartilhada de carros elétricos

Capital cearense conta com quatro estações e oito veículos no sistema Vamo

 

Depois de iniciativas pontuais com carros elétricos em algumas cidades do Sul e Sudeste do Brasil, agora é a vez de uma capital nordestina fazer sua investida na mobilidade zero emissão. Desde o fim de junho está em operação em Fortaleza (CE) o sistema de compartilhamento de automóveis Vamo, de Veículos Alternativos para Mobilidade. Depois dos primeiros meses, o programa começa a tomar corpo. Nesta fase, o projeto conta com quatro estações em funcionamento e oito carros. Um quinto ponto de entrega e retirada dos automóveis deve começar a operar em breve.

As unidades são dos modelos chineses Zhi Dou, do Xindayang Group, e E6, da BYD. Os dois carros são totalmente elétricos. A ideia é que o programa chegue a 20 veículos, com 12 estações de compartilhamento espalhadas pela cidade. A iniciativa pretende espalhar o modelo de car sharing e reduzir o impacto ambiental do uso de automóveis em Fortaleza, que já tem frota superior a 1 milhão de veículos.

O programa é fruto de parceria entre a Hapvida Saúde, que investiu R$ 7 milhões no Vamo, com a Prefeitura de Fortaleza e a Sarttel, responsável pela operação e manutenção do sistema. Para usar o serviço, basta se cadastrar no site. Depois de verificar as informações, a Sarttel entrará em contato com o condutor para agendar a retirada do carro. O preço é fixado em R$ 20 para a primeira meia hora com o automóvel. Depois deste período o cálculo é feito por minuto.





Votuporanga, 23 de Novembro de 2016


Revista: Automotivo Business - Outubro 2016 - Ano 8 - Número 41 - Pág. 20




Voltar


CAMINHÕES NACIONAIS E SUAS INFORMAÇÕES TÉCNICAS