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Mercedes-Benz inaugura campo de provas no Brasil

No dia 15 de maio, a Mercedes-Benz inaugurou em Iracemápolis, Estado de São Paulo, o maior campo de provas para caminhões e ônibus do Hemisfério Sul. É também o mais avançado e tecnológico do País. Foram investidos R$ 90 milhões no empreendimento. Em área de 1,3 milhão de metros quadrados, o local abriga uma estrutura especializada e 16 pistas com extensão total de 12 quilômetros de asfalto, concreto e terra, apropriada para vários tipos de testes.

“Moderno e avançado, o novo campo de provas amplia notavelmente nossa capacidade para simulações e testes, permitindo acelerar e otimizar o desenvolvimento tecnológico dos nossos veículos comerciais, tanto para nossos clientes do Brasil como de outros mercados”, explicou Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, por ocasião da inauguração.

Schiemer acrescentou que, “com esse novo e marcante passo de inovação e evolução”, a Mercedes-Benz está reforçando ainda mais sua presença na plataforma global de desenvolvimento do Grupo Daimler. Segundo o executivo, a montadora tem acumulado conquistas significativas como fruto da política do investimento permanente no Brasil.

“Temos hoje a oferecer aos clientes o melhor em veículos comerciais, com os processos de produção diferenciados e, agora, com o melhor campo de provas do País”, ressaltou.

Ele também afirmou que o campo de Iracemápolis já está preparado para crescer e diversificar sua atuação conforme o cliente pedir e o futuro exigir. E ainda: que o campo dispõe de uma moderna e fantástica estrutura de testes que traz recursos avançados como tecnologia digital e conectividade. Os engenheiros que já trabalham ali estão online com todos os campos de provas da Daimler no mundo, portanto, a empresa está preparada para as tendências do transporte e da mobilidade.

Do ponto de vista de Philipp Schiemer, o novo campo de provas representa muito bem a maneira da Mercedes-Benz de viver o futuro. Mais do que isso, diz, de antecipar o futuro. E exemplificou:

“É nessas pistas, por exemplo, que poderemos em breve testar os mais tecnológicos e inovadores caminhões e ônibus Mercedes-Benz para o Brasil e outros países. Ou seja, estamos sempre preparados para o que vier por aí no transporte de carga e passageiros e para atender as demandas dos nossos clientes do Brasil e de qualquer parte do mundo.”

 

CONTRIBUIÇÃO IMPORTANTE

A inauguração do campo de provas da montadora teve a presença de Christof Weber, vice-presidente de Desenvolvimento de Caminhões e Agregados da Mercedes-Benz do Brasil e um dos responsáveis pela idealização do Campo de Provas de Wörth, Alemanha, como, também, do novo campo do Brasil. Na ocasião, ele destacou, em uma apresentação, o fato de que o Brasil sempre trouxe para a Daimler uma experiência muito rica em testes severos com caminhões e ônibus.

“Em sua imensa extensão continental, o Brasil é um verdadeiro laboratório a céu aberto” – afirmou, lembrando que o País tem uma variedade incrível de estradas e vias, com diferentes topografias, pavimentos, altitudes e temperaturas.

“As severas condições do transpor-te no Brasil ajudam a Mercedes-Benz a desenvolver veículos capazes de enfrentar esses desafios e superá-los com força, robustez e durabilidade. O êxito da empresa é tão evidente que ela não só atende o mercado interno como também o externo. Os produtos feitos aqui levam as mesmas qualidades para diversos países, tanto da América Latina, quanto de outros continentes. Isto significa que os veículos testados aqui estão aprovados para o mundo”, concluiu Christof Weber.

 

Grandes desafios à Engenharia brasileira

O Campo de Provas de Iracemápolis dispõe de 16 pistas de testes, 14 delas para verificação de durabilidade estrutural, uma de conforto acústico e térmico, e uma de terra, na extensão total de 12 quilômetros. Cada placa de concreto das pistas de durabilidade mede 5 metros de comprimento, com diferentes medidas de largura. Cada uma pesa de 15 a 18 toneladas, o que exigiu uma complexa obra de fundação.

A técnica de construção civil e os materiais utilizados asseguram 30 anos de uso sem alteração na consistência da fundação e das placas.

Um dos desafios lançados aos construtores brasileiros foi que o projeto exigia uma tolerância máxima de 5 milímetros em eventuais desníveis na superfície das placas.

A manutenção das características das pistas por 30 anos garante um altíssimo grau de repetibilidade dos testes, o que resulta em alta qualidade e confiabilidade no desenvolvimento dos veículos.

 

INDÚSTRIA 4.0

O campo de provas também traz a avançada tecnologia de conectividade do Driver Guidance System. Isso significa que estão sendo trazidos conceitos da Indústria 4.0 para a área de desenvolvimento da Mercedes-Benz do Brasil.

O sistema, utilizado pela Daimler, permite a conexão global de todas as pistas de testes de durabilidade do Grupo no mundo, de modo que os engenheiros podem acompanhar, em tempo real, todos os veículos que estejam sendo testados em qualquer um dos campos de provas. Por meio de um sistema de monitoramento de altíssima precisão, é possível verificar todos os dados e informações que estejam sendo avaliados num dado momento pelas equipes de desenvolvimento.

Localizado ao lado da fábrica de automóveis da Mercedes-Benz em Iracemápolis, o novo campo de provas toma por base um modelo similar ao da Daimler em Wörth, na Alemanha, considerado um dos mais modernos do segmento de veículos comerciais da companhia e também do setor em todo o mundo. Com isso, serão realizados no Brasil testes com o mesmo rigor e padrão técnico e métrico observados por outras unidades do Grupo.

“É essa capacidade que nos credencia a testar veículos para diversos mercados. Um ótimo exemplo é a pista de testes de durabilidade, que conta com mais de 840 placas de concreto pré-moldado que não se repetem. Elas são idênticas às colocadas na pista da Alemanha e de Madras, nos Estados Unidos”, informa Christof Weber.

 

Maior produtividade e avançado know-how

Por meio do investimento em seu próprio campo de provas, a Mercedes--Benz do Brasil garante e amplia os recursos para o desenvolvimento do produto nacional, visando, em primeiro lugar, o cliente e suas demandas específicas para um mercado tão competitivo quanto o brasileiro. Essa unidade é um laboratório que simula, em condições reais, as características de robustez e durabilidade dos veículos que estarão em breve nas ruas e estradas do País.

A robustez é um grande destaque na realização de severos testes no Brasil. Assim, o Campo de Provas traz ganhos de produtividade para a Mercedes-Benz na execução de testes e desenvolvimento de caminhões e ônibus. Isso se deve ao fato de que todas as atividades estão concentradas num mesmo local, incluindo variados testes funcionais, de ruído, estruturais e off-road, além de homologações de itens de segurança e ruídos.

Esse campo de provas é o único do Brasil com uma pista de terra concebida especificamente para testes de ônibus e caminhões que operam em atividades fora de estrada, como os extrapesados. Isso é fundamental frente às severas exigências das estradas brasileiras, especialmente de setores vitais da economia nacional, como produção de grãos, cana-de-açúcar e mineração. A pista de terra também garante qualidade conforme as exigências de países com pavimentos ainda mais agressivos.

A pista de testes de conforto acústico e térmico completa a estrutura do Campo de Provas. Os testes são realizados de acordo com a norma ISO 10.844, visando a homologação nacional e internacional dos diferentes componentes dos veículos.

 

ESTRUTURA DE APOIO

Além das pistas de testes, o Campo de Provas dispõe de uma estrutura de apoio com salas, computadores, rede de TI e oficina mecânica. Compartilha com a fábrica de automóveis recursos de segurança, atendimento médico, alimentação e outros serviços aos colaboradores da equipe.

A empresa responsável pela concepção do projeto do Campo de Provas foi a alemã Tilke, que já atende a Daimler na Alemanha. A ela juntaram-se os fornecedores Minerbo-Fuchs (projeto executivo e gerenciamento da obra), Viobras (terraplenagem), Construcione (contratada geral para a construção do Campo de Provas), Leonardi (produção e montagem das placas de concreto), Gutier (construção da oficina) e Invenio (sistema informatizado de assistência à condução dos testes).

Construído em 18 meses, o Campo de Provas da Mercedes-Benz do Brasil conta a área total de 1.300.000 metros quadrados, reunindo o que há de mais avançado em tecnologia de simulações e testes. A área de terreno equivale a 150 campos de futebol. Na terraplenagem foram movimentados 1.500.000 metros cúbicos de terra, o que daria para encher uma dessas arenas modernas até a cobertura.





Votuporanga, 19/06/2018

Revista Abrati - nº 93 - Ano 23 - Junho/2018 - págs. 28 a 31
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