Noticias
PNEUS NACIONAIS X COMPETITIVIDADE

Apesar de haver indícios de uma retomada econômica no País, o mercado interno de pneus de caminhão ainda não acompanha esse crescimento. Os números finais da comercialização de pneus de carga fora amplamente afetados pela exportação. As vendas unitárias para o mercado exterior foram 22,4% menores do que no ano passado.

As vendas para reposição foram as únicas que tiveram saldo positivo, com um crescimento de 3,1%. Ainda assim, não foi o suficiente para segurar o total de vendas, que caiu de 3,78 milhões de pneus para 3,71 milhões, o que representa uma diferença negativa de 1,9% nos primeiros seis meses de 2017. As vendas para montadoras também registraram queda e fecharam o semestre com um resultado 4,6% inferior a 2016.

A situação não se restringe aos pneus de carga. Em termos gerais, as vendas de pneus no primeiro semestre deste ano foram 0,8% inferiores ao mesmo período do ano passado. Se considerarmos todas as categorias de pneus fabricados em território nacional, somente as de camioneta apresentam resultado positivo.

Mesmo com o possível início de uma retomada econômica, não se prevê um aumento considerável das vendas no mercado interno até o final do ano.

 

RECICLANIP

 

É uma entidade sem fins lucrativos, composta e subsidiada pelos fabricantes nacionais de pneus, que atua como gestora do processo de reciclagem de pneus inservíveis. Em 2016, a Reciclanip coletou e destinou mais de 457,5 mil toneladas de pneus inservíveis, quantia que equivale a 91,5 milhões de unidades de pneus de carros de passeio. Desde 1999, quando começou a coleta pelos fabricantes, 4,175 milhões de toneladas de pneus inservíveis foram coletados e destinados adequadamente, o equivalente a 835 milhões de pneus de carro de passeio. Pelo sexto ano consecutivo, a Reciclanip vem superando a meta de destinação estabelecida pelo Ibama.

Hoje, a Reciclanip conta com mais de mil pontos de coleta em todo o território nacional e o sucesso do trabalho realizado está a par do que é feito na reciclagem de alumínio e de embalagens de produtos agrotóxicos.

 

 

DESTINOS CERTOS

 

A Reciclanip estabelece parcerias com municípios e empresas para a criação de pontos de coleta, locais sem fins lucrativos e abertos à municipalidade que servem para armazenar temporariamente os pneus inservíveis até a recolha por parte da Reciclap. Para destinar corretamente os pneus, basta agendar a entrega gratuitamente no ponto de coleta até as trituradoras e o material resultante é destinado de forma ambientalmente correta para que seja utilizado na produção de outros itens.

A complexidade da construção do pneu impede que seja possível utilizar um pneu para produzir outro. No entanto, podemos utilizar os materiais que o compõe para criar outros itens. O aço é retirado e reaproveitado na indústria siderúrgica. Já a borracha é triturada em diversos tamanhos. Os maiores são usados como combustível alternativo em cimenteiras devido ao seu alto poder calorífico. Os menores são aproveitados para produzir outros itens, como pisos de quadras poliesportivas, solas de sapato, pisos industriais e tapetes de automóveis. O pó de borracha é utilizado para produzir asfalto-borracha, que é mais resistente e tem uma durabilidade maior que o asfalto comum, exigindo menos manutenção, sendo ainda mais seguro.

 





Votuporanga, 23/10/2017

Revista: Caminhoneiro - Ano 33 - nº 351 - Setembro 2017 - pág: 36
Voltar
Home    |    Empresa    |    Produtos    |    Novidades    |    Destaques    |    Distribuição    |    Contato
Copyright © 2017 - Facchini S.A. - Todos os Direitos Reservados.