Noticias
Novo Perfil do Caminhoneiro no Brasil
A Childhood Brasil, através do Programa Na Mão Certa realizou, em 2015, após 10 anos, a terceira edição da pesquisa “O Perfil do Caminhoneiro no Brasil”, que teve como principal objetivo entender melhor como é a vida do motorista de caminhão nas rodovias do país.
 
O foco foi observar e entender a convivência dos estradeiros com o trabalho, com a família, com os colegas de profissão e compreender como este profissional se relaciona com o tema da exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas brasileiras.
 
Durante os próximos meses, vamos trazer uma série de artigos nesta coluna retirados da pesquisa, Com isso, mostrando um pouco mais do perfil atual do caminhoneiro no Brasil.
 
Dentre os pontos levantados, destacamos a educação com o primeiro fator de mudança da profissão nos últimos 10 anos. Comparando com as pesquisa anteriores, o caminhoneiro que hoje roda pelas estradas do país está muito mais preocupado em ter uma melhor escolaridade do que nos anos de 2005 e 2010. Os profissionais com ensino médio são o melhor exemplo dessa mudança. Ainda em 2005, cerca de 20% dos profissionais entrevistados possuíam o ensino médio completo. Já em 2015, esse índice aumentou para 33,4%.
 
A crescente busca pela educação reflete uma maior preocupação do caminhoneiro em se manter competitivo dentro do mercado de trabalho. Esse ponto é considerado positivo tanto para o dia a dia no exercício da profissão, com também para a sua atuação mais efetiva no enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras.
 
Para saber mais, acesse: Childhood, www.childhood.org.br ou Programa Na Mão Certa, www.namaocerta.org.br. 




Votuporanga, 15/01/2016

Revista: O Carreteiro Ano 45 Nº 494 Dezembro 2015 Pág. 47
Voltar
Home    |    Empresa    |    Produtos    |    Novidades    |    Destaques    |    Distribuição    |    Contato
Copyright © 2017 - Facchini S.A. - Todos os Direitos Reservados.