NOTÍCIAS


Siniav deve entrar em operação no final do mês de junho

Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos será implementado para fiscalizar o furto e o roubo de veículos e cargas.
 
O sistema que monitora a frota brasileira por meio de chips nos veículos deverá entrar em operação no dia 30/06, conforme informações do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).
 
O Siniav (Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos), que já amarga oito anos de postergação, foi criado para prevenir, fiscalizar e reprimir o furto e o roubo de veículos e cargas, além de possibilitar ações para contribuir na melhoria do trânsito nas grandes cidades. 
 
O sistema é composto por placas de identificação eletrônica a serem instaladas nos veículos, antenas leitoras, equipamentos de configuração e sistemas informatizados que formarão as bases de dados.
 
Segundo o Denatran, a implantação começou em 1º de janeiro de 2013 e deve ser concluída até o fim de junho. Caberá ao Detran (Departamento estadual de Trânsito) de cada unidade federativa instalar o chip da sua frota e criar a estrutura que alimentará a base de dados. É nesse ponto que pode haver mais atrasos.
 
O chip que contém as informações do veículo será lido sempre que ele passar por antenas leitoras, móveis ou fixas em estradas e avenidas. 
Essa leitura vai gerar registro de passagem do veículo em cada antena. As informações serão enviadas à base de dados do órgão responsável pela instalação da antena e à base nacional de dados, mantida pelo Denatran.
 
A lei que cria o Siniav determina que todos os veículos, exceto os bélicos, sejam equipados com o chip, sob risco de não obterem licenciamento ou nova licença.
 
Carros zero quilômetro deverão sair da fábrica com a identificação eletrônica. Se retirado, o chip será invalidado. Proprietários de veículos que não possuírem a etiqueta deverão receber multa grave e perda de cinco pontos da CNH.




Votuporanga, 04 de Março de 2015


Fonte: Revista Setcesp São Paulo Ano 02 Nº 21 Pág. 28




Voltar


CAMINHÕES NACIONAIS E SUAS INFORMAÇÕES TÉCNICAS