NOTÍCIAS


Transportadores querem apoio na reciclagem de veículos e renovação da frota

A Confederação Nacional dos Transportes (CNT) propõe projeto de reciclagem de veículo e renovação da frota dentro do seu Projeto Ambiental Despoluir. O presidente da Confederação, Clésio Andrade, durante a realização do SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE RECICLAGEM DE VEÍCULOS E RENOVAÇÃO DE FROTA, em agosto, em Brasília, disse que é possível sua implantação, falta vontade política.

A Confederação apresentou no ano passado ao Governo Federal Plano Nacional de Renovação de Frota de Caminhões, o RenovAR, onde sugere as principais ações que o Brasil precisa desenvolver para retirar os veículos velhos de circulação e criar centros de reciclagem. A idade média da frota de caminhões do país é de 15 anos, no entanto quase a metade (45%) da frota de caminhões do país - cerca de 600 mil veículos - tem mais de 20 anos de uso e 270 mil (20%), mais de 30 anos, de acordo com dados da CNT.

No México, cujo trabalho foi apresentado no Seminário, a participação do governo foi fundamental para a elaboração de um projeto de renovação da frota de caminhões.

O governo concede um desconto de 15% no valor de um caminhão novo, com a condição que o velho seja levado para um centro de reciclagem.

Pelo menos 12 mil veículos já foram sucateados, desde 2003 quando o programa foi implantado.

Em Minas, o apoio do Estado para o projeto, foi uma das reivindicações dos transportadores aos candidatos ao Governo.  





Votuporanga, 18 de Novembro de 2010


Depto. de Marketing




Voltar


CAMINHÕES NACIONAIS E SUAS INFORMAÇÕES TÉCNICAS